12 de set. de 2012

Mamães que cuidam sozinhas de seus filhos



O Samuel doentinho... eu sozinha novamente (na verdade a novidade por aqui é quando não estou sozinha)... não sobra tempo pra mais nada, chegou num ponto que dormir tornara-se luxo. Não reclamo pelo meu filho não, até porque ele é o ponto alto do meu dia, da minha vida e a razão de tanto sacrifício – mas imagino e valorizo muito as mamães que cuidam sozinhas de seus filhos, cuidam de suas casas, tomam decisões importantes e ainda trabalham fora - não é mole não... essas mamães vencedoras=> matam um dragão e meio por dia e de noite tornam-se atrizes onde na peça que representam forjam um sorriso largo que ocupa o lugar das lágrimas quentes e doloridas de cansaço e incertezas.

10 de set. de 2012

Carta para meu filho samuel



Meu Filho,
Você está com quase 2 anos e neste momento você não pode ler, muito menos entender o que eu vou tentar te dizer nesta carta mas eu tenho pensado muito sobre a vida que você tem à sua frente, sobre a minha vida e aquilo que aprendi, e sobre o meu papel como mãe na tentativa de prepará-lo para os desafios que você enfrentará nos próximos anos da sua vida.
Você não compreenderá esta carta hoje, mas um dia, quando estiver pronto, espero que encontre alguma sabedoria e valor no que divido agora com você porque mesmo ainda na sua juventude a vida te cobrará o “pedágio” tentando colocar decepções, preocupações, solidão, derrotas e dor em seu caminho. Ela depois tentará te desgastar por longas horas de trabalho ingrato, nos tropeços da vida quotidiana. Por isso, seja agradecido. Você está em uma fase maravilhosa da vida. Ainda tem muitas e incríveis fases que estão por vir, mas não sem os seus custos e perigos.
Espero ajudá-lo ao longo deste caminho, compartilhando algumas das melhores coisas que aprendi. Como qualquer conselho, considere-o com ressalvas. O que funciona para mim pode não funcionar para você.

A vida poderá ser cruel
Haverão pessoas na sua vida que não serão muito agradáveis. Eles vão te importunar porque você é diferente ou sem qualquer boa razão. Eles podem tentar te intimidar ou machucar.
Não haverá muito o que fazer em relação a estas pessoas, exceto aprender a lidar com elas, e aprender a escolher amigos que serão gentis com você, que realmente se preocupam e se importam com você, que façam você se sentir bem com você mesmo. Quando você encontrá-los, mantenha-os, valorize-os, passe algum tempo com eles, seja gentil e ame-os.
Haverá momentos em que você enfrentará a decepção em vez de sucesso. A vida não será sempre da maneira que você espera. Esta é apenas mais uma coisa que você terá que aprender a lidar. Mas em vez de deixar essas coisas te aborrecerem, fortaleça-se. Aceite a decepção e aprenda a perseverar, a perseguir os seus sonhos apesar das armadilhas. Aprenda a transformar negativos em positivos, e você será uma pessoa mais assertiva.
Você também enfrentará decepções e abandono por aqueles que ama. Espero que não tenha de enfrentar isto muitas vezes, mas acontece. Mais uma vez filho, não há muito que fazer, cure-se e avance com a sua vida. Faça das dores um trampolim para coisas melhores, e aprenda a utilizá-la para torná-lo uma pessoa mais forte e melhor.

Mas mesmo assim seja aberto para a vida
Sim, você encontrará crueldade e sofrimento em sua jornada, mas não se feche para as coisas novas. Não se aposente da vida, não se esconda ou coloque muros à sua volta. Esteja aberto a novidades: novas experiências, novas pessoas.
Você poderá ter seu coração quebrado por muitas vezes, mas não desista, porque sei que encontrará uma esposa carinhosa e perfeita para você. Se você se fechar para o amor, vai perder esta mulher e os momentos felizes que ela te proporcionará ao longo de sua vida.
Você poderá ser incomodado, intimidado e ferido por algumas pessoas… e, em seguida, encontrar um verdadeiro amigo. Se você se fechar para as novas pessoas, e não abrir o seu coração para elas, você certamente vai evitar dor… mas também perderá a oportunidade de conhecer pessoas incríveis que estarão com você durante os tempos mais difíceis da sua vida e de curtir os melhores momentos dela.
Você falhará muitas vezes, mas se desistir de tentar, você perderá a incrível sensação de sucesso quando chegar às alturas com suas realizações. O Insucesso pode ser um excelente trampolim para o sucesso.

A vida não é uma competição
Você encontrará muitas pessoas que tentarão te superar na escola, na faculdade, no trabalho. Eles terão belos carros, belas casas, roupas da moda, acessórios incríveis. Para elas, a vida é uma competição – elas têm de fazer melhor do que os outros, para se sentirem felizes. Mas aqui está um segredo: a vida não é uma competição. É uma viagem. Se você gastar esse percurso sempre tentando impressionar ou superar os outros, você estará desperdiçando a sua viagem. Em vez disso, aprenda a desfrutar da viagem. Torne-a uma viagem de felicidade, de constante aprendizado, de melhoria contínua, de amor.
Não se preocupe em ter o melhor carro, casa ou qualquer coisa material. Nada disto é importante e nenhuma dessas coisas o tornará uma pessoa mais feliz. Você adquirirá essas coisas e depois só vai querer mais. Em vez disso, aprenda a satisfazer-se com o suficiente – e, em seguida, use o tempo que você teria desperdiçado tentando conseguir essas coisas… fazendo coisas que você gosta e que são eternas.
Encontre a sua paixão e persiga-a com insistência. Não permaneça num emprego apenas porque ele paga as suas contas. A vida é muito curta para ser desperdiçada em um trabalho que você odeia.

O amor deve ser seu princípio
Se há uma única palavra pela qual você deve viver a sua vida, esta deverá ser: o amor. Poder soar meloso, eu sei… mas acredite, não há melhor princípio nesta vida.
Alguns viverão em eterna busca do sucesso, da exposição. Suas vidas serão estressantes, superficiais e infelizes. Outros viverão para o egoísmo – colocam as suas necessidades acima das dos outros. Eles viverão suas vidas sós, e também serão infelizes.
Outros ainda viverão com a regra da perfeição – tentando mostrar o caminho correto, e penalizando os que não vivem por esse mesmo caminho. Eles estão preocupados com os outros, mas de uma forma negativa, e no final criarão os seus próprios padrões para viver, e isto é péssimo.
Viva a sua vida pelos princípios do amor. Ame sua esposa, seus filhos, seus pais, seus amigos com todo o seu coração. Dê a eles o que precisam, não mostre crueldade, nem reprovação, nem frieza ou decepção, mas só amor. Abra a sua alma para eles. Seja intenso e inteiro.
Ame não apenas os seus entes queridos, mas também os seus vizinhos, seus colegas, estranhos. Ofereça a qualquer pessoa que encontrar um sorriso, uma palavra cordial, um gesto gentil, uma mão.
Ame não apenas os vizinhos e estranhos… mas o seu inimigo. A pessoa que é cruel com você, que não tem sido gentil com você… ame-a. Ela é que têm maior necessidade do seu amor.
E, acima de tudo, ame a você mesmo. Enquanto os outros podem te criticar, aprenda a não ser tão duro consigo mesmo.
 Jamais pense que você é feio, bobo ou indigno de amor… pense que você é um ser humano maravilhoso e abençoado. Aprenda a amar-se por quem você é.
Por último, saiba que seu pai e eu sempre te amaremos, incondicionalmente. Você está começando uma estranha, assustadora, mas, em última análise, maravilhosa viagem, e nós estaremos presentes em sua vida pelo tempo que Deus permitir, e como seus pais, temos o poder concedido por Deus de profetizar coisas lindas para sua vida, e pode apostar que é isso que temos feito desde a sua concepção. Você foi gerado e criado num ambiente de muito amor e respeito, filho.
E Que Deus te abençoe!

Texto extraído da internet e adaptado por mim.

O amor



Sou cética em relação ao amor eterno. Acredito que seja eterno enquanto dure ou até quando alguém decide que ele deve durar.

Aquele amor do tipo comédia romântica, só existe em filmes de comédia romântica porque o amor de verdade não é assim... tem os dias maus, tem a correria do dia-a-dia, tem os filhos que atropelam tudo e tem o cuidado um com o outro que diminuí – naturalmente. 

Então é preciso decidir pelo amor quase-que-fraternal, pela família, pelo bem comum, porque aquele amor-paixão acaba. Não há amor-paixão que sobreviva a rotina de uma vida conjugal, e não existe vida conjugal sem rotina.

Não sou infeliz e nem muito menos uma pessoa amargurada, isso não afeta minha fidelidade e nem o “amor” que sinto. 

Só que é preciso decidir pelo amor, todos os dias.

4 de set. de 2012

Filhote



A cada dia quero ser melhor
Melhorar o que já melhorou
Ser mãe me torna a cada dia mais apaixonada pela vida
Quero viver coisas lindas com meu filhote
E proporcionar a ele tantos momentos inesquecíveis quanto eu puder


Porque a vida pede passagem. Que seja eterno e terno, enquanto dure.