19 de jan. de 2010

Oração dos Apaixonados pela leitura

Senhor, Distancie de mim todos os livros ruins. Coloque-os bem no fundo da prateleira, e que as traças os corroam antes que minhas singelas mãos os toquem. Priva-me dos livros escritos sem qualquer sentimento pelo autor – amor, paixão, inveja, raiva ou até mesmo desprezo. Menos, é claro, daqueles autores geniais, que não ouso citá-los, para não cometer a blasfêmia de esquecer algum. Ó, estupendos escritores, quem garante que mesmo acometicos da ausência de sentimentos não tenham gerados suas melhores obras? Peço em misericórdia, o deleite dos melhores escritos, e que o dono daquele sebo de raridades seja meu melhor amigo, e me tente sempre, antes a mim do que a todos, com suas preciosidades. E se por acaso, o Senhor decidir me castigar pelo arroubo de egoísmo do meu pedido, peço humildemente apenas que não me cegue, e que mantenha a minha lucidez, para que eu possa garimpar pacientemente, os poucos bons livros entre os milhares comuns. Amém. By Rodrigo Araújo

Nenhum comentário:



Porque a vida pede passagem. Que seja eterno e terno, enquanto dure.