25 de mar. de 2009

Bons Conselhos

“Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito'. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito, ou seja, é preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio, o escândalo ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando à extraordinária oportunidade de ter vivido, tendo consciência de que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar, sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: 'eu não disse!', 'eu sabia!'. Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo (que é mesmo o senhor da razão) vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama SUCESSO."

Esse é um trecho de um texto que foi escrito para uma formatura da FAAP, por Nizan Guanaes. O recebi por e-mail e me ative muito no primeiro parágrafo sobre o quente e frio.
Sabe que esse é um grande medo que carrego? De me tornar uma pessoa assim... morna, uma pessoa fraca!
Uma pessoa que não faz a diferença, que vive em cima do muro. Uma pessoa sem atitudes.
Sei que muitas vezes não sou muito assertiva, devido ao medo de magoar algumas pessoas, e por esse motivo acabo deixando pra lá muitas coisas, mas não gosto de ser assim e não quero ser assim com a minha vida, com coisas que julgo ser importante para minha felicidade.

Presta atenção! A maior obra de Deus não está na maravilha das estrelas nem na imensidão dos desfiladeiros; está no seu amor inesgotável pelos seus filhos.


Um comentário:

Tati disse...

Texto lindo, interessante. Eu fiquei que nem você, pensando no que eu tenho medo de ser: expectadora da própria vida...

Na verdade, eu nem sei se estou mais para quente ou frio ou , até mesmo, morna. Mais de uma coisa eu sei, a vida ajuda com as opurtunidade, e nós temos que saber reconhecê-las.

um beijão pra vc, Katita!
adorei seu blog,
Tati.



Porque a vida pede passagem. Que seja eterno e terno, enquanto dure.